top of page
Mesas-Redondas

Conservação da Biodiversidade

Nesta mesa-redonda, cada um dos palestrantes apresentará um pouco de suas experiências e atividades na área de conservação, para que possamos discutir acerca das diferentes maneiras de conservar a biodiversidade na prática. Para que os biólogos saibam quando e como podem atuar nessa área de maneira eficaz, é essencial entender a realidade da conservação da biodiversidade no Brasil, reconhecendo seus desafios e impactos.
Então, como ajudar? Há espaço para implementação de ideias inovadoras? Como podemos contribuir no processo de criação e manutenção de políticas públicas eficazes? 

Natália de Paula.jpeg

Natália de Paula
(PESCAN)

Bacharel em Ciências Biológicas pela UFG - Regional Catalão e Mestre em Biologia Comparada pela FFCLRP/USP com linha de pesquisa voltada para morfometria e dimorfismo sexual em Testudines. Atualmente é Agente de Defesa Ambiental no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN), possuindo interesse nas áreas de Herpetologia, Ecologia e Biologia da Conservação.

Ricardo Sampaio.jpeg

Ricardo Sampaio
(ICMBio)

Doutor em Biologia Comparada pela FFCLRP/USP, Mestre em Ecologia pela INPA e Analista Ambiental do ICMBio, Coordenador Substituto do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP/ICMBio) e membro do Laboratório de Ecologia e Conservação da FFCLRP/USP. Sua linha de pesquisa está relacionada com os efeitos antrópicos sobre mamíferos neotropicais e atua em programas de monitoramentos populacionais.

Matteus Ferreira.jpg

Matteus Ferreira
(UFMG)

Possui formação em Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas, complementadas por um mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG, atuando principalmente na área ambiental avaliando impactos socioambientais, divulgação científica, recuperação de áreas degradadas e abordagens legais relacionadas ao meio ambiente.

Divulgação Científica

Nesta mesa-redonda, os palestrantes contarão sobre seus projetos e atividades de divulgação científica na área da biologia, construindo uma discussão acerca das estratégias que podemos utilizar para disseminar conhecimento científico. Já parou para pensar nas diversas formas que existem de divulgar ciência? Já pensou em alguma ideia inovadora de fazer isso?

Natália de Paula.jpeg

Natália de Paula
(Conservamos o Cerrado)

Bacharel em Ciências Biológicas (2019) pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG-RC) e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada da FFCLRP-USP (2019). É membro do Projeto de Extensão ConserVamos Cerrado (@conservamoscerrado), dedicando-se a atividades de divulgação científica por meio de redes sociais e Educação Ambiental.

Pedro Taucce.jpg

Pedro Taucce
(Dragões da Garagem)

Biólogo (2009) e mestre em Zoologia (2013) pela UFMG e doutor em Ciências Biológicas com ênfase em Zoologia (2018) pela Unesp. Sua linha de pesquisa integra bioacústica, filogenia molecular e morfologia para entender a diversidade e a evolução da herpetofauna neotropical. Atualmente, é bolsista TT5 da FAPESP no Laboratório de História Natural de Anfíbios Brasileiros (@lahnab_unicamp) da Unicamp. Desde 2020, Pedro atua voluntariamente na divulgação científica como produtor de conteúdo para o podcast Dragões de Garagem ( @dragoesdegaragem ).

Amanda Maria Roque.jpg

Amanda Maria
(Grupo EcoRoad)

Graduada em Ciências Biológicas pela UFSCar, com ênfase em Biologia da Conservação. É vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e suplente de monitor ambiental no Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) no município de Angatuba/SP. É presidente da Organização da Sociedade Civil (OSC) Grupo Eco Road ( @grupo_eco_road ) e secretária executiva do Conselho Consultivo da Estação Ecológica e Floresta Estadual de Angatuba.

Empreendedorismo

Já pensou quais oportunidades de carreira para biólogos fora da academia e salas de aula? Nesta Mesa Redonda, os palestrantes compartilharão sua experência no empreendedorismo, trazendo as possibilidades e os desafios.

Captura de tela 2024-07-03 150546.png

Bianca Lisboa 
(Twist)

Cientista de Aplicação LATAM da Twist ( @twist_bioscience @interprisebrasil ). Bacharelado em Biologia pela UNESP, mestrado em Biologia Molecular pela Unifesp e Doutorado em Psiquiatria pela FMUSP. Ampla experiência em biologia molecular com foco em NGS.

Captura de tela 2024-07-03 160325.png

Stella Virgilio
(ByMyCell)

CEO, sócia e co-fundadora da ByMyCell ( @bymycell ), uma startup que oferece soluções inovadoras em genômica simplificada para o agronegócio e pesquisa em geral. Graduada em Biotecnologia pela UFSCar, tem mais de 15 anos de experiência em biotecnologia, biologia molecular, parasitologia e microbiologia, com mestrado e doutorado em Biotecnologia pela UNESP e pós-doutorado pela USP, além de MBA Executivo em Gestão de Empresas.

Captura de tela 2024-07-03 150610.png

Camila Caliari
(In Situ)

Bióloga formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre e doutora pelo Programa de Imunologia Básica e Aplicada da FMRP-USP, onde trabalhou com terapia com células mesenquimais para a regeneração de queimaduras graves. Atualmente é empreendedora e pesquisadora na In situ Terapia Celular ( @insitu.terapiacelular ).

Perspectivas da História Natural

 Nossa mesa-redonda propõe explorar, principalmente, a trajetória da área de História Natural ao longo dos últimos séculos, refletindo sobre sua importância para a realização de pesquisas de qualidade.

Annie Schmaltz Hsiou.png

Annie Hsiou
(FFCLRP-USP)

Licenciada em Ciências Biológicas pela PUCRS (2002), mestre em Geociências (2006) e doutora em Ciências (2010), na área de Paleontologia, ambos pela UFRGS. Atualmente, é Professora Associada e Livre Docente no Departamento de Biologia da FFCLRP-USP. É membra efetiva da Sociedade Brasileira de Paleontologia e faz parte da Diretoria Executiva do Andes-SN. Tem interesse no estudo da morfologia comparada de lepidossauros fósseis (esfenodontes, lagartos e serpentes) através do Mesozóico e Cenozóico sul-americano, e atua na compreensão e evolução da biota do Neógeno da Amazônia Brasileira da Bacia do Acre.

FelipeAndrade_2020.jpeg

Felipe Andrade
(FFCLRP-USP)

Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (2013) pela UFU. Mestre (2015) e doutor (2019) em Biologia Animal pela UNICAMP. Atualmente, pesquisador de pós-doutorado (bolsista FAPESP) no Departamento de Biologia da FFCLRP-USP. Interessado nos aspectos acústicos, taxonômicos, sistemáticos e evolutivos de anfíbios anuros neotropicais, especialmente aqueles das espécies de rãs do gênero Pseudopaludicola. Gestor da Coleção Herpetológica de Ribeirão Preto (CHRP).

Ermelinda Moutinho Pataca.png

Ermelinda Pataca
(USP)

Professora livre-docente (associada) da Faculdade de Educação - USP. Possui graduação em Licenciatura em Química (1996), mestrado (2001) e doutorado (2006) na área de Educação Aplicada às Geociências pela UNICAMP. Tem pós-doutorado pela COC/FIOCRUZ e Universidade de Paris-Nanterre (2023). Suas pesquisas tratam da História das Ciências no Brasil, com foco para as viagens científicas no império português (1755-1808), tema abordado desde o mestrado sob diversas perspectivas, como cultura visual, história natural e circulação do conhecimento. Tem ampla atuação em museus, curadoria de exposições e projetos de divulgação científica.

Evolução Humana

Nossa mesa redonda visa explorar diversos aspectos da evolução humana, desde as origens ancestrais até as características únicas da espécie humana contemporânea, buscando um enfoque para as populações do continente americano. Abordaremos temas como: evidências paleontológicas, interações com o ambiente, evolução cultural e evolução contemporânea.

Palestras Magnas
Palestras
bottom of page